GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL E BENEFICENTE ESCOLA DE SAMBA

‘’EM CIMA DA HORA PAULISTANA ‘’

Fundada em 20/01/1998

A Coruja do Samba Chegou...

Associação sem fins lucrativos, que direciona suas atividades sociais a famílias e crianças carentes.     

TEMA ENREDO  CARNAVAL 2010

 

 Nas asas da Coruja do Samba...

              ...A.A.C.D. – 60 ANOS DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS ESPECIAIS.

 

Autor do tema enredo: Jair Santos

SINOPSE OFICIAL

INTRODUÇÃO

Como já é de tradição nos Carnavais da nossa EM CIMA DA HORA, buscamos sempre temas enredos que de alguma forma façam nossa comunidade e também os assistentes de nosso desfile, pensarem, raciocinarem, somando assim conhecimentos que os tornem seres humanos e cidadãos brasileiros melhores...

Portanto, seguindo esta linha escolhemos, como tema enredo para o Carnaval 2011, contar a historia de superação e lutas da A.A.C.D. (Associação de Assistência a Criança Deficiente ) que é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e que trabalha há 60 anos pelo bem-estar de crianças e adolescentes com dificuldades psicomotoras, focando sempre e primeiramente a criança como um ser especial.  

O COMEÇO DA HISTÓRIA DA A.A.C.D.

A A.A.C.D. nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes deficientes e reinseri-los na sociedade.

Foi pensando nisso que o Dr. Renato da Costa Bonfim reuniu um grupo de idealistas e fundou a AACD.

No começo, a entidade funcionava em um sobrado alugados na Rua Barão de Piracicaba, na cidade de São Paulo. Mas, graças à colaboração dos primeiros doadores, a AACD pôde fundar seu primeiro centro de reabilitação, num terreno doado pela Prefeitura, o qual, até então, era utilizado para a criação de carneiros tendo o terreno sido confiscado pela Prefeitura para suprir débitos pendentes com impostos.

O centro de reabilitação e sede nacional da A.A.C.D. foi inaugurado em junho de 1963, e marcou uma nova etapa no tratamento dos pacientes da instituição. Ele funciona até hoje, no mesmo endereço e é referencia nacional e mundial no atendimento a crianças e jovens, especialmente os mais carentes, que trouxeram como bagagem para a vida o que a sociedade chama de deficiência física ou motora.

Mais tarde, após lutas árduas este centro de atendimentos da A.A.C.D. ganhou a companhia de outras sete unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil.

E pelo que se nota na excelência, competência e seriedade do trabalho desta instituição,

outras unidades de atendimento virão por ai.

OS DOGMAS QUE NORTEIAM OS CAMINHOS DA A.A.C.D.

 

Missão da A.A.C.D.: Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadoras de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens carentes, favorecendo a integração social.

Visão da A.A.C.D: Ser a opção preferencial em Reabilitação e Ortopedia para pacientes, médicos, profissionais da área, convênios e apoiadores, e ser reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade e eficácia, com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade.

Valores da A.A.C.D: Responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência

TELETON... TODOS JUNTOS POR UM ÚNICO IDEAL...

 

Há mais de uma década, a AACD realiza o Teleton, que todo ano reúne artistas, apresentadores e personalidades artísticas numa maratona televisiva de aproximadamente 24 horas, em busca de doações.

Em nosso Brasil o Teleton foi criado e exibido por uma rede de TV de alcance nacional em 1998, baseado no mesmo formato de programa exibido anualmente na TV americana desde 1954.

Sendo assim, um final de semana por ano, programa de TV Teleton arrecada verbas para a construção de novos hospitais da AACD, direcionados a assistência e adequação no meio social de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência psicomotora.

O primeiro programa foi um sucesso, e nos anos seguintes diversas emissoras de TV contribuíram cedendo artistas da sua grade de programação. 

Diversos famosos cantores (as) brasileiros também colaboram todo ano no Teleton no Brasil, o qual tem como madrinha a apresentadora Hebe Camargo, pois foi por sua iniciativa e insistência com a rede de TV onde tem seu programa exibido a anos que iniciou-se o Teleton brasileiro.

Milhares de criança deficientes já se beneficiaram com a realização do Teleton e os resultados obtidos estão estampados na felicidade do rosto de cada criança beneficiada.

Qual a intenção da EM CIMA DA HORA com este tema enredo ?

A intenção de nossa agremiação é homenagear e agradecer a A.A.C.D pelos 60 anos de empenho, trabalho árduo e dedicação em prol das crianças especiais, trazendo para nosso desfile dentro de nossas possibilidades, um pouco da sua história relatada com as suas dificuldades pré excelência de fato e o respeito conquistado pela A.A.C.D a nível nacional e internacional, graças ao importante trabalho que realiza com magnitude a 60 anos. 

Nossa agremiação entende que é sua responsabilidade social levar as pessoas, especialmente nossa comunidade, através de nossos temas enredo, conteúdos que os informem, os instruam e os façam pensar que sozinhos somos simples seres humanos e juntos somos uma nação.

Quando se trata de A.A.C.D, cremos que a credibilidade e a importância  desta instituição dispensam maiores comentários.

E com muita honra, muito orgulho e muita satisfação à família CORUJA DO SAMBA, nossa EM CIMA DA HORA, vem dizer:

Nas asas da Coruja do Samba...

              ...A.A.C.D. – 60 ANOS DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS ESPECIAIS.